Evangelho Quotidiano

26. April 2024 : Sexta-feira da 4ª semana da Páscoa
S. Pedro de Rates, mártir, 1º bispo de Braga, séc. I (?)
dailygospel_logo
Livro dos Atos dos Apóstolos 13,26-33.

Naqueles dias, disse Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisídia: «Irmãos, descendentes de Abraão e todos vós que temeis a Deus, a nós foi dirigida esta palavra da salvação.
Na verdade, os habitantes de Jerusalém e os seus chefes não quiseram reconhecer Jesus, mas, condenando-O, cumpriram as palavras dos Profetas que se leem cada sábado.
Embora não tivessem encontrado nada que merecesse a morte, pediram a Pilatos que O mandasse matar.
Cumprindo tudo o que estava escrito acerca dele, desceram-no da cruz e depuseram-no no sepulcro.
Mas Deus ressuscitou-O dos mortos
e Ele apareceu durante muitos dias àqueles que tinham subido com Ele da Galileia a Jerusalém e são agora suas testemunhas diante do povo.
Nós vos anunciamos a boa nova de que a promessa feita a nossos pais,
Deus a cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como está escrito no salmo segundo: "Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei"».

Livro dos Salmos 2,6-7.8-9.10-11.

Fui Eu quem ungiu o meu Rei
sobre Sião, minha montanha sagrada.
Vou proclamar o decreto do Senhor.
Ele disse-me: «Tu és meu filho, Eu hoje te gerei.

Pede-me e te darei as nações por herança
e os confins da Terra para teu domínio.
Hás de governá-los com cetro de ferro,
quebrá-los como vasos de barro».

E agora, ó reis, tomai sentido,
atendei, vós que governais a terra.
Servi o Senhor com temor,
aclamai-O com reverência.

Evangelho segundo São João 14,1-6.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim.
Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar?
Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também.
Para onde Eu vou, conheceis o caminho».
Disse-Lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?».
Respondeu-lhe Jesus: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim».

«Em casa de meu Pai há muitas moradas»

A Soberana Bondade manifesta-se de muitas maneiras e Cristo, bendito seja, afirmou: «Em casa de meu Pai há muitas moradas». Quem poderá contar a diversidade dos meios, das visitas, dos dons e das graças de Deus, não só nas criaturas, mas numa só alma?

Pois assim como as virtudes são diferentes, embora estejam todas marcadas pelo sinal da caridade, assim também o comportamento e as obras dos servos de Deus são muito diferentes; não é que aquele que tem a virtude da caridade na perfeição não tenha também todas as outras, mas cada um tem uma virtude particular que domina todas as outras. Daí as diferenças nas suas vidas. Aquele que tem sobretudo caridade tem gosto em exercê-la com o próximo; aquele que tem humildade procura apaixonadamente a solidão. Um ama a justiça, outro a liberdade dada por uma fé viva que parece nada temer. Outros amam a penitência e dedicam-se inteiramente a mortificar o seu corpo; outros ainda, esforçam-se por matar a sua própria vontade com uma verdadeira e perfeita obediência. Assim, os meios são diferentes, embora todos sigam o caminho da caridade.

Todos os santos que gozam da vida eterna seguiram este caminho, embora de maneiras diferentes, porque não são iguais uns aos outros. A mesma diferença existe entre os anjos, que não são todos iguais. Assim, uma das alegrias da alma na vida eterna é ver a grandeza de Deus na variedade das recompensas que dá aos seus santos.